21 setembro 2009

Escritos Políticos do General Materazzi - ou Como alcançar a glória sem sujar as ceroulas

APRESENTAÇÃO
Pouco se sabe ainda da biografia do General Materazzi. O único ponto pacífico entre os estudiosos e pesquisadores parece ser o reconhecimento de que ele poderia ter sido tudo o que desejasse, desde que tivesse aprendido a usar corretamente as calças e trocasse o capacho da sua porta que dizia em várias línguas "SUMA DAQUI".

Contemporâneo de pensadores como Maquiavel, Da Vinci e Guicciardini, o General Materazzi reluz entre os mais renomados intelectuais de sua época. Formou-se em direito em 1498 e já em 1507, aos 27 anos, iniciou sua carreira meteórica no Exército, tendo posteriormente ocupado os cargos mais prestigiosos no governo de Florença.

No final de sua vida, Materazzi largou todas as glórias para se tornar animador de festas infantis numa cidadezinha fictícia no sul da Itália. Passou a morar, então, numa casa enorme e cheia de livros, embora não soubesse ler em nenhuma língua, a não se uma que ele mesmo inventara, mas que caiu no desuso depois que sua tartaruga de estimação morreu.

Mesmo analfabeto, sua produção literária foi extensa e permanece atual até os dias de hoje, ou pelo menos até a semana passada. Seus "Escritos Políticos" foram influentes e, segundo alguns autores, decisivos para os acontecimentos de 11/9 (BIAL, 2000). Fato este curioso, pois ele nunca publicou nada, e tudo que escrevia jogava para suas galinhas, ainda que elas tivessem algumas ressalvas quanto ao seu estilo demasiado aforístico.

Esta série se dedicará à publicação de fragmentos selecionados da sua obra prima "Escritos Políticos do General Materazzi - ou Como alcançar a glória sem sujar as ceroulas".

Nenhum comentário: