25 março 2011

General Materazzi - Fragmento # 8 - Sobre o peso da palavra proferida

Não nega teus defeitos; afirma, antes, tuas qualidades.

"Pois toda palavra possui seu peso intrínseco, e algumas perduram na memória, associadas à tua imagem, ainda que, antes dela, tenhas usado um advérbio de negação.

Assim, para tua reputação, é mais proveitoso dizer "sou honrado", em lugar de 'não sou um maldito cretino', pois o peso do adjetivo perdura, enquanto o resto da sentença se perde. Pesa, portanto, com astúcia e cautela, a densidade do teu discurso.

Considerando o trato social, quando teu intuito é o galanteio ou a reverência, ressalta diretamente as melhores características de teu interlocutor. Será sempre mais elogioso dizer 'és linda' do que 'estás longe de ser horrenda'.

Uma vez ciente do impacto de tuas palavras, nos momentos de embate velado, podes utilizar a teu favor a elegante estratégia da negação de uma injúria, de forma que teu discurso, ainda que não completamente isento de cinismo, uma vez transcrito, não contenha acusações objetivas (para as quais sobre ti recairia o ônus da prova).

Desta forma, caso pretendas ofender sem comprometer-se com a afirmação do teu desprezo, podes dizer algo como: 'Nunca amaldiçoei o instante do vosso nascimento, nem vos considero um filho da puta asqueroso'".

Nenhum comentário: